VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas

Home Congressos e Jornadas VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas
VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas
banner_congresso

Formulários de inscrição / Formularios de inscripción (somente ouvintes)

Forum de pesquisadores da ABH

O Regimento da ABH determina que os Congressos Brasileiros de Hispanistas devem ter um “espaço para o encontro de pesquisadores de temas afins”. Em função disso, a comissão organizadora do VIII CBH anuncia o Fórum de Pesquisadores da ABH, que ocorrerá no dia 2 de setembro, das 9 às 12h, na Faculdade de Letras da UFRJ. O Fórum é um espaço para debates sobre assuntos pertinentes ao hispanismo (e não um momento de apresentação de comunicações), que se realizará por meio de Grupos de Discussão (GDs). Cada GD será composto por dois coordenadores, professores de instituições diferentes, ambos credenciados por um Programa de Pós-Graduação e associados à ABH, um debatedor (opcional) e um número entre quatro e dezesseis participantes. Os GDs deverão ter como eixo de discussão um tema inserido em uma das áreas do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas, quais sejam, Estudos de linguagem, Ensino de línguas e Estudos de literatura e cultura.Serão fornecidos certificados específicos para o Fórum de Pesquisadores da ABH.As inscrições para participação nos GDs estão aberta de 1 a 7 de agosto, nos emails indicados abaixo.

 

 

GD 1: Estudos Andinos: literaturas, traduções e práticas culturais

Área: Estudos de literatura e cultura

Coordenação: Rômulo Monte Alto (UFMG) e  Roseli Barros Cunha (UFC)

Inscrições: roselibc@gmail.com

 

A proposta do grupo “Estudos Andinos: literaturas, traduções e práticas culturais” dentro deste fórum, é aglutinar pesquisadores que desenvolvem estudos ou tenham interesse em tratar de produções literárias e culturais da região andina, abrangendo a diversidade e a heterogeneidade encontradas na região, desde a época pré-colombiana até a contemporaneidade. É conhecida a pouca visibilidade que esta região cobrou, ao longo dos anos, dentro do trabalho crítico realizado no continente latino-americano nos campos dos estudos literários e culturais.  Deste modo, ao longo deste momento de intercâmbio, e também posteriormente, será possível discutir temas pertinentes a essa ampla área geocultural, bem como relativos ao também extenso período de tempo em que são verificáveis grandes transformações socioculturais sofridas pela região e suas populações. Portanto, queremos abordar de modo transdisciplinar tanto questões referentes a estudos literários, tradutológicos e críticos, quanto relativos a outras manifestações culturais de procedência andina, assim como poderão ser fomentadas discussões sobre uma determinada problemática, autor, período ou obra abordados de modo monográfico ou comparativo. Este grupo já se reúne desde eventos anteriores e busca se tornar um grupo de pesquisa com registro no CNPq.

 

 

GD 2: Ensino de língua espanhola nos Institutos e Centros Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: diferentes realidades institucionais e perspectivas de trabalho

Área: Ensino de línguas

Coordenação: Antonio Ferreira da Silva Júnior (CEFET/RJ, UFRJ) e Antonio Francisco de Andrade Júnior (UFRJ)

Inscrições:  afjrespanhol@gmail.com

 

A proposta deste fórum tem como objetivo reunir professores/pesquisadores interessados em debater o ensino de espanhol nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Centros Federais de Educação Tecnológica, espaços historicamente de excelência no campo dos saberes exatos e industriais. Espera-se promover um debate sobre as diferentes perspectivas teóricas que norteiam a prática dos professores atuantes nessas instituições de ensino. Que concepções de ensino/aprendizagem assumem tais docentes? Em quais níveis de ensino o espanhol está presente e como se dá seu ensino? Que competências são necessárias a esse professor atuante nas escolas de Educação Profissional? Espera-se neste fórum reunir pesquisadores interessados em discutir os Institutos Federais como espaços diferenciados para as práticas de ensino e de atuação do docente. O presente fórum pretende problematizar experiências de caráter teórico-prático em relação ao ensino de espanhol, diferentes filosofias de ensino e de formação dos professores para atuação nessas instituições; temáticas ainda pouco exploradas por pesquisadores da Linguística Aplicada e/ou Educação. As bases teóricas que fundamentam o trabalho dos coordenadores do fórum são o interacionismo sócio-discursivo (VYGOTSKY, 1987; BAKHTIN, 2010; FOUCAULT, 2008), as concepções de trabalho docente propostas pelas Ciências do Trabalho (MACHADO, 2004; DAHER e SANT’ANNA, 2010), as teorias sobre o professor reflexivo (SCHON, 1983; CELANI, 2003), a pesquisa de cunho narrativo (MELLO, 2004; TELLES, 2002) e as competências do professor de língua estrangeira (ALMEIDA FILHO, 1999; 2012).

 

 

GD 3: Estudos descritivos e comparados do espanhol e do português do Brasil e suas aplicações

Área: Estudos de linguagem

Coordenação: Mercedes Sebold (UFRJ) e Neide González (USP)

Inscrições:  m.sebold@yahoo.com.br

 

A ideia deste GD é reunir pesquisadores que já fizeram ou estão fazendo algum estudo descritivo e/ou comparativo e aqueles que de alguma maneira na sua rotina de professor de língua estrangeira se deparam com questões relativas aos múltiplos sistemas linguísticos do espanhol em confronto como o português (brasileiro).  Começaremos apresentando alguns dos estudos que estão sendo desenvolvidos e suas perspectivas teóricas, bem como, seus respectivos  modelos de descrição e comparação e- suas finalidades. Também discutiremos estratégias para uma melhor circulação dos estudos já realizados. Discutiremos o lugar da informação linguística na formação de um professor de língua estrangeira e o papel do formador de professor de língua estrangeira nesse processo.  Também trataremos do seu papel na aquisição/aprendizagem do ELE por falantes do PB. E  Pensaremos ainda sobre a aplicação desses dados levantados na produção de material didático e na aplicação de material já em uso.  Por fim, discutiremos formas de divulgar as questões discutidas no GD.

 

 

GD 4: História cultural da edição ibero-americana contemporânea  (ss. XIX-XXI)

Área: Estudos de literatura e cultura

Coordenação: Margareth dos Santos (USP) e Meritxell Hernando Marsal (UFSC)

Debatedora: Silvia Inés Cárcamo de Arcuri (UFRJ)

Inscrições:  paganiniripete@hotmail.com

 

O projeto propõe-se a criar um portal digital centrado na História Cultural da Edição Ibero-americana (séculos XIX-XXI). A partir de uma perspectiva interdisciplinar, pretende-se reconstruir o processo de configuração do campo cultural e editorial contemporâneo desde a aparição do editor moderno e do escritor profissional até a consolidação das atuais indústrias culturais ibéricas e sua expansão na América Latina. A pesquisa, pautada pela análise diacrônica dos discursos, práticas e representações dos integrantes do circuito da comunicação literária (escritores, editores, leitores), pretende expor as variações nos sistemas de produção e difusão da obra literária. Em sua configuração temática, o programa de trabalho está composto por eixos que se articulam em seções de âmbito transversal, de modo a abarcar uma perspectiva transatlântica da História Cultural da Edição da Literatura em Línguas Ibéricas (castelhano, português, catalão, vasco e galego). Para levar a cabo as diretrizes propostas, o plano de pesquisa se estrutura a partir da colaboração entre as equipes estrangeiras e brasileiras que participam do mesmo, de modo a propiciar a interação de investigações de reputadas universidades e instituições acadêmicas internacionais. A participação de pesquisadores de instituições brasileiras visa a examinar o mapeamento das redes culturais ibero-americanas rastreáveis no campo editorial brasileiro, a fim de desenhar geografias e redes culturais que vinculem o campo literário brasileiro com as obras em língua espanhola. O apoio técnico virá do Portal Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, que fornecerá as condições necessárias para a inserção e organização dos dados coletados, comentados e analisados pelos colaboradores do projeto.

 

 

GD 5: Pesquisas sobre livros didáticos de espanhol no Brasil

Área: Ensino de línguas

Coordenação: Elzimar Goettenauer de Marins Costa (UFMG) e Luciana Maria Almeida de Freitas (UFF)

Inscrições:  elzimarc@gmail.com

 

Este GD tem como propósito reunir pesquisadores que desenvolvem estudos sobre livros didáticos de espanhol no Brasil e demais interessados pelo tema. Propomos os seguintes pontos para discussão: as questões relativas ao livro didático de espanhol que têm sido aprofundadas em pesquisas acadêmicas recentes; as perspectivas teóricas de análise em pesquisas sobre livro didático; as dificuldades e os impasses encontrados nessas investigações; as contribuições da pesquisa na definição do papel do livro didático no ensino-aprendizagem de uma língua adicional, na compreensão das rotas traçadas pelo Programa Nacional do Livro Didático para a elaboração de coleções destinadas aos Ensinos Fundamental (2º ciclo) e Médio, na análise de mudanças e persistências nas concepções teóricas e metodológicas adotadas em obras didáticas publicadas nos últimos anos e na configuração da necessidade de uma formação inicial e continuada que prepare o professor não só para avaliar e selecionar materiais didáticos, mas também para formulá-los.

Organização / Organización

Comissão Organizadora / Comisión Organizadora

Coordenação / Coordinación

Antonio Francisco de Andrade Júnior (ABH-UFRJ)
Elena Cristina Palmero González (UFRJ)
Luciana Maria Almeida de Freitas (ABH-UFF)
Silvia Inés Cárcamo de Arcuri (UFRJ)

Membros / Miembros

Andrea Silva Ponte (ABH-UFPB)
Elzimar Goettenauer de Marins Costa (ABH-UFMG)
Flavia Ferreira dos Santos (UFRJ)
Graciela Alicia Foglia (ABH-UNIFESP)
Maria Mercedes Riveiro Quintans Sebold (UFRJ)
Renato Pazos Vazquez (ABH-UFRRJ)

Comitê Científico / Comité Científico

Presidente: Elena Cristina Palmero González (UFRJ)
Adrián Pablo Fanjul (USP)
Ana Cecilia Olmos (USP)
Consuelo Alfaro Lagorio (UFRJ)
Del Carmen Daher (UFF)
Graciela Ravetti (UFMG)
Lívia Reis (UFF)
Marcia Paraquett (UFBA)
Neide T. Maia González (USP)
Silvana Serrani (UNICAMP)
Silvia Inés Cárcamo de Arcuri (UFRJ)

Pareceristas ad hoc

Adriana Kanzepolsky (USP)
Antonio Esteves (UNESP)
Ariadne Costa da Mata (UEPB)
Ary Pimentel (UFRJ)
Claudia Estevam (CP2)
Claudia Luna (UFRJ)
Cristiano Barros (UFMG)
Cristina Vergnano-Junger (UERJ)
Dayala Vargens (UFF)
Eduardo Amaral (UFMG)
Elena Ortiz Preuss (UFG)
Elisa Amorin (UFMG)
Fernanda Castelano Rodrigues (UFSCar)
Ivan Martin (UNIFESP)
Magnólia Brasil (UFF)
María Teresa Celada (USP)
Marcos Alexandre (UFMG)
Margareth dos Santos (USP)
Maria Mirtis Caser (UFES)
Miriam Garate (UNICAMP)
Pablo Gasparini (USP)
Paulo Correa (UFF)
Romulo Monte Alto (UFMG)
Rosa Yokota (UFSCar)
Ruben Daniel Méndez Castiglioni (UFRGS)
Sara Rojo (UFMG)
Valéria de Marco (USP)
Vera Sant’Anna (UERJ)
Viviane Antunes (UFRRJ)
Xoán Lagares (UFF)

Áreas Temáticas

  • Estudos de linguagem: descrição e funcionamento de línguas do universo hispânico. Estudos discursivos e textuais. Perspectivas comparativas. Processos de aquisição. Contato linguístico. Estudos tradutórios relativos às línguas do universo hispânico.
  • Ensino de línguas: educação linguística em línguas do universo hispânico. Diversas tendências teóricas e sua relação com o ensino/aprendizagem e com a educação linguística. Literaturas e educação linguística. Práticas pedagógicas em diferentes espaços educativos. Políticas linguísticas. Formação docente.
  • Estudos de literatura e cultura: literaturas de línguas do universo hispânico: poéticas, história e crítica. Culturas do universo hispânico. Relações da cultura brasileira com a comunidade cultural hispânica. Literatura e outras linguagens artísticas. Literatura e outras disciplinas das ciências sociais. Literaturas do universo hispânico e outras literaturas. A tradução como mediação cultural.

 


 

  • Estudios de lenguaje: descripción y funcionamiento de lenguas del universo hispánico. Estudios discursivos y textuales. Perspectivas comparativas. Procesos de adquisición. Contacto lingüístico. Estudios de traducción relativos a las lenguas del universo hispánico.
  • Enseñanza de lenguas: educación lingüística en lenguas del universo hispánico. Diversas tendencias teóricas y su relación con la enseñanza/aprendizaje y con la educación lingüística. Literaturas y educación lingüística. Prácticas pedagógicas en diferentes espacios educativos. Políticas lingüísticas. Formación docente.
  • Estudios de literatura y cultura: literaturas del universo hispánico: poéticas, historia y crítica. Culturas del universo hispánico. Relaciones entre la cultura brasileña y la comunidad cultural hispánica. Literatura y otros lenguajes artísticos. Literatura y otras disciplinas de las ciencias humanas. Literaturas del universo hispánico y otras literaturas. La traducción como mediación cultural.

Circulares

Primeira Circular (português)

Primera Circular (español)

 

Segunda Circular (português)

Segunda Circular (español)

 

Terceira Circular (português)

Terceira Circular (español)

 

Quarta Circular (português) – NOVA

Quarta Circular (español) – NUEVA

Programação / Programación

BAIXE AQUI O CADERNO DE PROGRAMAÇÃO COMPLETO

Programação geral 

2 de setembro de 2014

8h às 12h – Credenciamento

9h às 12h – Seminário de Pesquisadores

12h – Almoço

14h – Cerimônia de abertura

14h30 – Homenagem a Mario González

15h – Conferência de Roberto González-Echevarría

16h30 – Atividade Cultural – Quinteto de Sopros da UFRJ

17h15  – Coquetel

3 de setembro de 2014

8h às 9h30 – Sessão A de comunicações coordenadas e individuais

9h30 – Coffee break e lançamentos de livros

10h às 12h – Mesa 1 – Área de Literatura e Cultura – Ottmar Ette

                  Mesa 2 – Áreas de Estudos de Linguagem e de Ensino de Línguas –  Juana Muñoz-Liceras e Ricardo Maldonado

12h – Almoço

13h30 às 15h – Sessão B de comunicações coordenadas e individuais

15h – Coffee break e lançamentos de livros

15h30 às 17h –  Sessão C de comunicações coordenadas e individuais

17h10 às 18h40 – Sessão D de comunicações coordenadas e individuais

20h30 – Confraternização no Trapiche Gamboa (http://www.trapichegamboa.com/)

4 de setembro de 2014

8h às 9h30 – Sessão E de comunicações coordenadas e individuais

9h30 – Coffee break e lançamentos de livros

10h às 12h – Mesa 3 – Área de Literatura e Cultura – Daniel Link e Raúl Antelo

                  Mesa 4 – Áreas de Estudos de Linguagem e de Ensino de Línguas – Angela Kleiman e Mercedes Niño-Murcia

12h – Almoço

13h30 às 15h – Sessão F de comunicações coordenadas e individuais

15h – Coffee break e lançamentos de livros

15h30 às 17h –  Sessão G de comunicações coordenadas e individuais

17h10 – Assembleia da ABH / Apresentação do grupo Música Antiga da UFF

5 de setembro de 2014

8h às 9h30 – Sessão H de comunicações coordenadas e individuais

9h30 – Coffee break e lançamentos de livros

10h às 12h – Mesa 5 – Políticas educativas e de pesquisa sobre o espanhol no Brasil – Dermeval da Hora (UFPB/CAPES), Paulo Alves da Silva (MEC-SEB) e Denise de Paula Martins Abreu e Lima (UFSCar / SESu)

12h – Almoço

13h30 às 15h – Sessão I de comunicações coordenadas e individuais

15h – Coffee break e lançamentos de livros

15h30 às 17h –  Sessão J de comunicações coordenadas e individuais

17h – Encerramento

Convidados confirmados / Invitados confirmados

Angela Kleiman (UNICAMP)Daniel Link (Universidad de Buenos AiresUniversidad Tres de Febrero)Dermeval da Hora (UFPB / Capes)

Denise de Paula Martins Abreu e Lima (UFSCar / MEC-SESu)

Juana Muñoz-Liceras (University of Ottawa)

Mercedes Niño-Murcia (University of Iowa)

Ottmar Ette (Universität Potsdam)

Paulo Alves da Silva (MEC-SEB)

Raul Antelo (UFSC)

Ricardo Maldonado Soto (UNAM)

Roberto González Echevarría (Yale University)

Valores de inscrição e forma de pagamento / Valores de inscripción y medios de pago

VALORES DE INSCRIÇÃO / VALORES DE INSCRIPCIÓN

 

COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO / CON PRESENTACIÓN DE TRABAJO

Associado da ABH com anuidade em dia /Socios de la ABH con la cuota anual al día
Até 15 de junho de 2014/ Hasta 15 de junio de 2014 Até 31 de julho de 2014/ Hasta 31 de julio de 2014
Doutores / Doctores R$ 100,00 R$ 120,00
Mestres / Magíster R$ 60,00 R$ 75,00
Mestrandos/Estudiantes de maestría R$ 40,00 R$ 50,00

 

Não associado da ABH /No socios de la ABH
Até 15 de junho de 2014/ Hasta 15 de junio de 2014 Até 31 de julho de 2014/ Hasta 31 de julio de 2014
Doutores / Doctores R$ 250,00 R$ 300,00
Mestres / Magíster R$ 150,00 R$ 180,00
Mestrandos /Estudiantes de maestría R$ 100,00 R$ 120,00

Obs: no caso de apresentação de trabalho, recomenda-se o pagamento da inscrição após o recebimento da carta de aceite

 

SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO / SIN PRESENTACIÓN DE TRABAJO

Até 15 de junho de 2014/ Hasta 15 de junio de 2014 Até o evento /Hasta el evento
Associado da ABH /Socio de la ABH R$ 20,00 R$ 25,00
Estudante de graduação / Estudiante de graduación R$ 20,00 R$ 25,00
Demais ouvintes / Demás oyentes R$ 50,00 R$ 60,00

 

 

FORMAS DE PAGAMENTO / MEDIOS DE PAGO

DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA / INGRESO O TRANSFERENCIA BANCARIA

Banco do Brasil (001)
Agência: 3610-2
Conta Corrente: 32948-7
CNPJ: 04.324.974/0001-81

Após realizado o depósito ou transferência, a cópia do comprovante deve ser enviada a congressodehispanistas @gmail.com / Tras la realización del ingreso o transferencia, la copia del comprobante a congressodehispanistas@gmail.com

ATENÇÃO: não serão aceitos depósitos em caixas automáticos. / ATENCIÓN: no se aceptarán ingresos realizados en cajeros automáticos

Normas para inscrição e publicação de trabalhos / Normas para inscripción y publicación de trabajos

Serão aceitos trabalhos nas modalidades de comunicação coordenada e comunicação individual. Somente doutores, mestres e mestrandos podem apresentar trabalhos no VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Cada pesquisador pode submeter, no máximo, dois trabalhos: um como autor único e um em coatoria. Todos os coautores de um trabalho devem se inscrever no evento e efetuar o pagamento das taxas.

Comunicações coordenadas

São sessões compostas por um coordenador (doutor) e três ou quatro trabalhos (excepcionalmente, cinco), podendo um deles ser do próprio coordenador. As sessões de comunicações coordenadas terão a duração de 1h30min, com 15 minutos para cada comunicação e 30 minutos para debates. A ementa da sessão deverá ter até 300 caracteres com espaço e todas as comunicações devem apresentar um resumo com a extensão de 1000 e 1600 caracteres com espaços.
É responsabilidade do coordenador o envio da proposta da sessão de comunicações coordenadas ao Congresso, viaformulário eletrônico. No entanto, cada integrante de sessão deverá realizar sua inscrição por meio do mesmo formulário eletrônico, marcando a opção “Comunicação coordenada”.

Comunicações individuais

São trabalhos com 15 minutos de duração e que serão agrupadas pela organização do congresso, por aproximação temática, em sessões de 1h30 de duração, com 30min destinados aos debates.
As inscrições de propostas de comunicação serão efetuadas via formulário eletrônico. Para isso, os autores deverão apresentar um resumo entre 1000 e 1600 caracteres com espaços.

 

Publicação de trabalhos

Os resumos e os trabalhos completos serão publicados em livro digital. Instruções para envio dos textos integrais encontram-se aqui.

Lugar do evento e transporte

O congresso acontecerá na Ilha do Fundão, a 14 km do Centro do Rio de Janeiro. A maioria das atividades ocorrerá na Faculdade de Letras da UFRJ. Apenas a abertura (dia 2, a partir das 14h) será no CCMN, Centro Cultural Professor Horácio Macedo, Auditório Roxinho a 900m da Faculdade de Letras.

Veja a localização da Faculdade de Letras no Google Maps.

 

A Ilha do Fundão é fartamente servida de transporte público para as regiões centrais da cidade, como pode ser visto aqui. Este folder também ajuda na localização e utilização de linhas de ônibus para o Fundão. Nele, é possível identificar o local da abertura no ponto indicado pelo número 19 e as demais atividades no número 22.

Se desejar fazer uma consulta específica sobre trajeto do seu local de hospedagem até o Fundão, sugerimos o portal Vá de ônibus. Na Estação Nova América/Del Castilho da Linha 2 do Metrô, há integração com linhas de ônibus (913/616) que chegam à Ilha do Fundão. Veja mais informações sobre o Metrô Rio aqui.

Os congressistas poderão usar, com crachá do evento, tanto as linhas de ônibus intercampi da UFRJ, quanto as internas do Campus da Ilha do Fundão. Veja linhas e horários aqui.

Caso a opção seja por taxis, recomenda-se o uso de carros de cooperativas. Vans da empresa Aroldo Tour são seguras.

Hospedagem

Hostels(Preço/quarto duplo)

 

Che Lagarto Suites Copacabana Santa Clara

R$ 170,00

Rua Santa Clara, 304, Copacabana

http://www.chelagarto.com/index.php/pt/component/chelagarto/hostels/3-suites-copacabana-santa-clara.html

 

Lagoa Guest House

R$ 135,00

Rua do Humaitá, 392, Humaitá

http://www.lagoaguesthouse.com/

 

Rio Nature Hostel

R$ 99,00

Travessa Dona Marciana, 31, Botafogo

http://www.rionature.com/

 

 

Hotéis

(Preço/quarto duplo)

 

Atlantis Copacabana Hotel

R$ 330,00

Rua Bulhões de Carvalho, 61, Ipanema

http://www.atlantishotel.com.br/

 

Augusto’s Paysandu Hotel

R$ 197,00

Rua Paissandu, 23, Flamengo

http://www.paysanduhotel.com.br/

 

Cantareira Hotel (preço especial para congressistas – informar na reserva)

R$ 210,00

R. General Osório, 63, São Domingos – Niterói

http://www.hotelcantareiraniteroi.com.br/

 

Hotel Novo Mundo

R$ 393,00

Praia do Flamengo,20 – Flamengo

http://www.hotelnovomundo.com.br/

 

Hotel Rondônia Palace

R$ 295,00

Rua Buarque de Macedo 60, Flamengo

http://www.hotelrondoniapalace.com.br/

 

Ibis Rio de Janeiro Centro

R$ 199,00

Rua Silva Jardim, 32, Centro

http://www.ibis.com/pt-br/hotel-5534-ibis-rio-de-janeiro-centro/index.shtml

 

Ibis Budget Rio de Janeiro Centro

R$ 126,65

Rua Silva Jardim, 32, Centro

http://www.ibis.com/pt-br/hotel-5521-ibis-budget-rio-de-janeiro-centro/index.shtml

 

Majestic Rio Palace Hotel (preço especial para congressistas – informar na reserva)

R$ 310,00

Rua 5 de Julho, 195, Copacabana

http://www.majestichotel.com.br/site/

 

Mengo Palace Hotel

R$ 340,00

Rua Correia Dutra, 31 – Flamengo

http://mengopalace.com.br/

 

Real Palace Hotel (preço especial para congressistas – informar na reserva)

R$   359,00

Rua Duvivier, 70, Copacabana

http://www.realpalacehotelrj.com.br/site/

 

Savoy Othon Travel

R$ 287,00

Av. Nossa Senhora de Copacabana 995, Copacabana

http://www.othon.com.br/hoteis/hotel-em-copacabana/savoy-othon-travel

 

 

Outras opções podem ser pesquisadas em http://www.rioguiaoficial.com.br/onde-ficar

Apoios / Apoyos

capes-mec-gf-72012wwww
faperj
ctur
logo