Histórico

Home Histórico
Breve Histórico da ABH

Mario M. González – Ex-presidente da ABH (2000-2004)
O Prof. Dr. Mario González, membro fundador da ABH e seu primeiro presidente em dois mandatos consecutivos, explica a idealização e o nascimento da associação e relembra os congressos e diretorias dos biênios até 2010.

Idealização

Durante o XIII Congresso da AIH (Asociación Internacional de Hispanistas), realizado em Madri de 06 a 11 de julho de 1998, um grupo de pesquisadores brasileiros, informalmente reunidos, levantou a proposta de se criar uma associação que congregasse os hispanistas do Brasil. Participaram dessa ideia a(o)s professora(e)s: Lívia de Freitas Reis, Lygia Rodrigues Vianna Peres, Magnólia Brasil Barbosa do Nascimento, Marcia Paraquett, todas da UFF; Antonio Roberto Esteves e Heloísa Costa Milton, da UNESP de Assis; Maria Augusta da Costa Vieira, María de la Concepción Piñero Valverde, Mario M. González e Valeria De Marco, da USP. O traço comum que unia a todos era o fato de serem docentes ou terem sido alunos do programa de pós-graduação em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Quase um ano depois, no dia 19/08/99, Mario González enviou um e-mail aos demais membros do grupo propondo lançar a ideia durante o VIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol que se realizaria em Vitória, na UFES, de 29/08 a 02/09 desse ano.

Com o apoio de todos os docentes mencionados, aos quais somou-se então o professor André Luís Gonçalves Trouche, da UFF, a ideia foi apresentada no ato de clausura desse evento, no dia 02/09/99. Concretamente, se propunha:
• A realização de um I Congresso Brasileiro de Hispanistas, em Niterói, no 2o semestre de 2000;
• A criação, durante esse evento, de uma entidade que congregasse, fundamentalmente, os pesquisadores brasileiros do Hispanismo, sendo que seria exigido que seus membros fossem, como mínimo, alunos de programas de pós-graduação stricto sensu.
• A definição de “Hispanismo” como área de abrangesse as Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, a Língua Espanhola, a História, as Artes e a Cultura dos países de língua espanhola.

De imediato, Mario González passou a receber as adesões dos interessados em apoiar a ideia e integrar a ABH e os colegas da UFF começaram a organizar a realização do I Congresso Brasileiro de Hispanistas, com o apoio dos demais idealizadores.

Os apoios à ideia somavam, em setembro de 2000, os nomes de 155 pesquisadores do Brasil (56 deles doutores) de 51 IES em 10 estados da União, além de 9 hispanistas estrangeiros: 4 da Espanha (residentes em São Paulo), 2 da Argentina, 1 dos EUA., 1 de Escócia e 1 de Israel.

Passou-se a contar também com o apoio da professora da UFF, Suely Reis Pinheiro, e de José Antônio Bastos de Carvalho, que permitiram que a futura ABH contasse com um espaço no Portal Hispanista, cujo domínio lhes pertencia.

O I Congresso Brasileiro de Hispanistas realizou-se em Niterói, na UFF, de 8 a 11 de outubro de 2000, organizado por uma comissão coordenada pelos professores André Luiz Gonçalves Trouche e Lívia de Freitas Reis, e integrada pelas professoras Lygia Rodrigues Vianna Peres, Magnólia Brasil Barbosa do Nascimento e Marcia Fernandes Paraquett.

Contou-se com a presença de mais de 200 participantes e foram apresentadas 173 comunicações. O congresso recebeu o apoio de diversas instituições brasileiras – de várias universidades e da CAPES e da FAPESP, especialmente – e espanholas, como o Instituto Cervantes e a Consejería de Educación da Embaixada da Espanha. Graças a esse apoio, foi possível contar com a presença de vários convidados: os professores espanhóis Julio Rodríguez Puértolas (UAM) e Ángel López García, o professor e escritor guatemalteco Arturo Arias e a professora brasileira Eneida María de Souza (UFMG).

Um total de 136 trabalhos, dentre os apresentados no I Congresso, foram publicados, em março de 2002, com a colaboração da Embaixada da Espanha, na forma de livro organizado por André Trouche e Lívia de Freitas Reis, com o título Hispanismo 2000, em dois volumes, distribuídos gratuitamente a todos os associados em dia com a quota social.

Fundação

Durante o I Congresso, foi fundada a Associação Brasileira de Hispanistas (ABH), no dia 11 de outubro de 2000, no transcurso de uma assembleia que contou com a presença de 81 hispanistas e na qual se aprovou o correspondente estatuto e o regimento interno e se elegeu a primeira diretoria, assim composta:
• Presidente: Mario Miguel González (USP)
• Vice-presidente: Antonio Roberto Esteves (UNESP, Assis)
• Primeiro Secretário: André Luiz Gonçalves Trouche (UFF)
• Segunda Secretária: Livia Maria de Freitas Reis (UFF)
• Primera Tesoureira: Heloísa Pezza Cintrão (USP)
• Segunda Tesoureira: Maria Zulma Moriondo Kulikowski (USP)

O primeiro Conselho Consultivo da ABH, eleito nessa oportunidade, foi assim composto:
Membros titulares:
• Alai Garcia Diniz (UFSC)
• Heloísa Costa Milton (UNESP, Assis)
• Lygia Vianna Rodrigues Peres (UFF)
• Magnólia Brasil Barbosa do Nascimento (UFF)
• Márcia Hoppe Navarro (UFRGS)
• Márcia Paraquett (UFF,Presidente)
• Silvia Cárcamo de Arcuri (UFRJ)

Membros suplentes:
• Ana Marisa Benedetti.(UNESP, S. J. do Rio Preto)
• Vera Lúcia de Albuquerque Sant’Anna (UERJ)

Determinou-se na assembleia que os presentes a ela que efetivassem sua filiação à ABH até o dia 31 de dezembro de 2000 seriam considerados “sócios fundadores”, o que foi feito por 66 dos participantes.

2000 - 2002

A principal tarefa imediata da primeira diretoria foi obter a filiação efetiva de todos os que apoiaram a criação da ABH e registrar a associação como pessoa jurídica.
Já em meados de 2001, iniciaram-se os preparativos para a realização do II Congresso Brasileiro de Hispanistas programado para outubro de 2002, na USP. A partir de maio de 2001, a diretoria passou a enviar regularmente pela Internet, a todos os associados, o Boletim da ABH com as principais notícias sobre a ABH e o Hispanismo no Brasil.
Em vésperas da realização do II Congresso, a ABH chegava á soma de 168 associados.
O II Congresso foi realizado na USP, de 8 a 11 de outubro de 2002. A Comissão Organizadora esteve presidida por Mario Miguel González e integrada por Adrián Pablo Fanjul, Ana Cecília Olmos (Secretária), Antonio R. Esteves, Heloisa Pezza Cintrão (Tesoureira), María Alicia Gancedo Alvarez, Maria Augusta da Costa Vieira; Maia Zulma M. Kulikowski, Mirta Groppi, Neide T. Maia González e Valéria De Marco.
Um Grupo de Apoio integrado por alunos de pós-graduação colaborou para a organização do evento.
No Congresso foram lidas 219 comunicações, sendo que o número de inscritos superou os 500. Estiveram presentes hispanistas de todas as regiões do Brasil e de outros países: Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, México e Reino Unido. Participaram como convidados ao evento o escritor argentino Juan José Saer; a professora Soledad Varela (da Universidad Autónoma de Madrid); o professor Juan Ignacio Ferreras (do CSIC, Madri); e o professor Santiago Alcoba (da Universidad Autónoma de Barcelona).
Contou-se com o apoio e colaboração de diversas instituições: da Universidade de São Paulo (a sua Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, a sua Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e a sua CCInt – Comissão de Cooperação Internacional); da Embaixada da Espanha e sua “Consejería de Educación”; do Instituto Cervantes; do Instituto Itaú Cultural; da Edelsa/Enterprise; da Editora Espasa; da Editora Iluminuras; do jornal Folha de S. Paulo; da Fundação CAPES do Ministério da Educação; da Fapesp e do Portal Hispanista.
Uma seleção dos trabalhos apresentados no Congresso seria publicada – em coedição da ABH com a Editora Humanitas – no livro Hispanismo 2002, em três volumes organizados por Adrián P. Fanjul, Ana Cecilia Olmos e Mario M. González, que foram enviados gratuitamente a todos os associados da ABH no ano de 2004.
A totalidade dos trabalhos lidos foi colocada na Biblioteca Eletrônica On-Line SciELO, graças ao apoio da Fapesp.

2002 - 2004

A Assembléia Geral Ordinária da ABH, realizada durante o II Congresso, elegeu a seguinte Diretoria para o biênio 2002-2004:

• Presidente: Mario Miguel González (USP)
• Vice-presidente: Antonio Roberto Esteves (UNESP, Assis)
• Primeiro Secretário: Neide Elias (FATEC)
• Segunda Secretária: Tatiana Francini Girão Barroso (UAM/UC)
• Primera Tesoureira: Célia Navarro Flores (UniFMU)
• Segunda Tesoureira: Egisvanda Isys de Almeida Sandes de Lima (UPM)

Igualmente, nessa ocasião foi eleito um novo Conselho Consultivo, assim integrado:
Titulares
• Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves (UFES)
• André Luiz Gonçalves Trouche (UFF)
• Luizete Guimarães Barros (UFSC)
• Márcia Hoppe Navarro (URGS)
• Maria Augusta da Costa Vieira (USP)
• Pedro Pires Bessa (UEMG)
• Silvia Inés Cárcamo de Arcuri (UFRJ, Presidente)

Suplentes
• Karen Volobuef (UNESP/Araraquara)
• Maria Del Carmen Fátima González Daher (UERJ).

A mesma Assembléia deliberou realizar o III Congresso Brasileiro de Hispanistas em Florianópolis, na UFSC.
A Comissão Organizadora, presidida por Alai Garcia Diniz, esteve integrada po Luizete Guimarães Barros, Rafael Camorlinga Alcaraz, Maria José Damiani Costa, Vera Regina de Aquino Vieira, Liliana Reales, Walter Carlos Costa e Philippe Humblé.
O III Congresso realizou-se de 12 a 15 de outubro de 2004, com a participação de mais de 600 congressistas. Nele foram lidos 259 trabalhos. A ABH chegava, em vésperas desse evento, a um total nominal de 254 associados. Desse número foram excluídos os inadimplentes, o que reduziu os associados para 200, todos eles em dia com a contribuição social. Uma seleção de 137 trabalhos foi publicada nos três volumes do livro Hispanismo 2004 que seriam distribuídos durante o IV Congresso, em 2006.
O primeiro volume, Literatura Espanhola, foi organizado por Alai Garcia Diniz; o segundo, Literatura hispano-americana, foi organizado por Rafael Camorlinga Alcaraz e Walter Carlos Costa; e o terceiro, Língua espanhola, foi organizado por Luizete Guimarães Barros, Maria José Damiani Costa e Vera Regina de Aquino Vieira).
A totalidade das comunicações lidas no III Congresso foram publicadas em 2005 nos Anais, na página da UFSC. Cabe salientar que, de 18 a 24 de julho de 2004, concomitantemente ao XV “Congreso Internacional de Hispanistas” organizado pela “Asociación Internacional de Hispanistas”, teve lugar em Monterrey, México, a “Primera Reunión Internacional de Presidentes de Asociaciones de Hispanistas”, da qual o Presidente da ABH participou como convidado. Dessa reunião participaram também os presidentes de 18 das 30 associações nacionais registradas pela AIH. Após quatro dias de debates, os participantes escolheram o Presidente da ABH para levar ao plenário do Congresso as conclusões da reunião.

2004 - 2006

A Assembléia Geral realizada durante o III Congresso escolheu uma nova Diretoria para o biênio 2004-2006:
• Presidente: Silvia Inês Cárcamo de Arcuri (UFRJ)
• Vice-Presidente: Magnólia Brasil Barbosa do Nascimento (UFF)
• Primeira Secretária: Cláudia Heloísa I. Luna Ferreira da Silva (UFRJ)
• Segunda Secretária: Eva Ucy Miranda Sá Soto (UFF)
• Primeiro Tesoureiro: Ary Pimentel (UFRJ)
• Segunda Tesoureira: Maria do Carmo Cardoso Costa (UFRJ)

Igualmente, foi eleito um novo Conselho Consultivo para esse biênio:
Titulares
• Adrián Pablo Fanjul (USP)
• Alai Garcia Diniz (UFSC, Presidente)
• Cleci Regina Bevilacqua (UFRGS)
• Elena Cristina Palmero González (FURG)
• Ítalo Oscar Riccardi León (UNIVAP)
• Lucielena Mendonça de Lima (UFG)
• Maria de Lourdes Otero Brabo Cruz (UNESP, Assis)

Suplentes
• Elzimar Goettenauer de Marins Costa (UEL)
• Marcia Paraquett Fernandes (UFF)

Por deliberação da Assembléia realizada durante o III Congresso, o IV Congresso Brasileiro de Hispanistas seria realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Teve lugar entre os dias 03 e 06 de setembro de 2006, contando com mais de 1.000 participantes e sendo lidos 411 trabalhos.
A Comissão Organizadora foi presidida por Maria Del Carmen F. González Daher e Vera Lúcia de Albuquerque Sant’Anna e integrada por, Ana Cristina dos Santos, Ana Elizabeth Dreon, Ângela M. Chaves Ferreira, Cristina de Souza Vergnano Junger, Luciana M. A. de Freitas, Rita de Cássia M. Diogo e Talita Assis Barreto.
O congresso contou com cerca de quinhentos (500) participantes, sendo apresentadas cerca de quatrocentas (400) comunicações.
Publicou seus Anais em CD ROM e uma seleção de 289 comunicações foram publicadas em 2008, no livro Hispanismo 2006, em quatro volumes (I – Língua Espanhola, organizado por Vera Lucia de Albuquerque Sant’Anna, Cristina de S. Vergnano Junger e Angela Marina Chaves Ferreira; II – Estudos de Linguagens, organizado por M. Del Carmen Daher, Luciana Maria Almeida de Freitas e Maria Cristina Giorgi; III – Literatura Hispano-Americana, organizado por Ana Cristina dos Santos, Dayala Paiva de Medeiros Vargens e Talita de Assis Barreto; IV – Literatura Espanhola, organizado por Rita de Cássia M. Diogo, Ana Elizabeth Dreon de Albuquerque, Dilma Alexandre Figueiredo e Elda Firmo Braga). Os volumes foram distribuídos em 2008, durante o V Congresso.

2006 - 2008

No IV Congresso foram escolhidos os membros da Diretoria e do Conselho Consultivo para o biênio 2006-2008:

Diretoria:
• Presidente: Graciela Ravetti de Gómez (UFMG)
• Vice-Presidente: Silvina Liliana Carrizo (UFJF)
• Primeiro Secretário: Rômulo Monte Alto (UFMG)
• Segunda Secretária: Graciela Alicia Foglia (UFMG)
• Primeiro Tesoureiro: Marcos Antonio Alexandre (UFMG)
• Segunda Tesoureira: Elzimar Goettenauer Marins Costa (UFMG)

Conselho Consultivo:
Titulares
• Mario Miguel González (Presidente)
• Elena Cristina Palmero González
• Eva Ucy Soto
• Luizete Guimarães Barros
• Márcia Paraquett Fernandes
• Silvia Inés Cárcamo de Acuri
• Maria del Carmen González Daher

Suplentes
• Neide T. Maia González
• Vera Lucia de Albuquerque Sant’Anna

Por deliberação da Assembléia, o V Congresso seria realizado em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais.
Teve lugar entre os dias 02 e 05 de setembro de 2008. Concomitantemente, realizou-se o I Congresso Internacional da ABH.
A Comissão Organizadora foi presidida por Sara Rojo, contando com Elisa Amorim Vieira, Cristiano Silva de Barros e Eduardo Tadeu Roque Amaral.
O Congresso contou com a presença de cerca de mil participantes, com 474 comunicações inscritas, cujos resumos expandidos foram publicados num volume de 590 páginas. Os Anais do evento, com a totalidade dos trabalhos, foram publicados em CD ROM, ainda em 2008. No transcurso do evento, uma Assembléia Geral Extraordinária procedeu à reforma do Estatuto Social da ABH, para adequá-lo às exigências do novo Código Civil brasileiro.

2008 - 2010

No V Congresso, foram escolhidos os membros da Diretoria, do Conselho Consultivo e do Conselho Fiscal para o biênio 2008-2010:

Diretoria:
• Presidente: Antonio Roberto Esteves (UNESP / Assis)
• Vice-Presidente: Eva Ucy Miranda Sá Souto (UNESP / Araraquara)
• Primeira Secretária: Kelly Cristiane H. P. de Carvalho (UNESP / Assis)
• Segunda Secretária: Ester Myriam Rojas Osório (UNESP / Assis)
• Primeira Tesoureira: Neide Elias (FATEC / Carapicuiba)
• Segunda Tesoureira: Fernanda dos S. Castelano Rodrigues (UFSCar)

Conselho Consultivo:
Titulares
• Adrián Fanjul
• Graciela Ravetti (Presidente)
• Lucielena Mendonça de Lima
• Mario M. González
• Silvana Serrani
• Silvia I. Cárcamo de Arcuri
• Viviana Gelado Suplentes
• Walter Costa
• Rubén Castiglioni

Conselho Fiscal:
Titulares
• Alai García Diniz
• Marcos Antonio Alexandre (Presidente)
• Vera Santana Suplentes
• Alba Lúcia da Costa de Lopez
• Gilmei Francisco Fleck
• Márcia Paraquett.

O VI Congresso Brasileiro de Hispanistas e o II Congresso Internacional da ABH foram realizados, sob a Coordenação de Rosana C. Zanelatto Santos, de 31/08 a 03/09 de 2010, em Campo Grande, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, com parceria da Universidade Anhanguera/UNIDERP, que cedeu suas instalações. Contou-se com a participação de 364 congressistas e 248 comunicações inscritas.

2010 - 2012

Na Assembléia Geral realizada durante o VI Congresso foram escolhidos os membros da Diretoria, do Conselho Consultivo e do Conselho Fiscal para o biênio 2010-2012:

Diretoria:
• Presidente: Adrián Pablo Fanjul (USP)
• Vice-Presidente: Xoán Lagares (UFF)
• Primeira Secretária: Fernanda do Santos Castelano Rodrigues (UFSCar)
• Segundo Secretário: Ivan Rodrigues Martin (UNIFESP)
• Primeira Tesoureira: Rosa Yokota (UFSCar)
• Segunda Tesoureira: Margareth dos Santos (USP)

Conselho Consultivo:
Titulares
• Antonio Roberto Esteves (Presidente)
• Carlos Garcia Rizzon
• Janaína Soares
• Lívia de Freitas Reis
• Maria del Carmen González Daher
• Silvina Liliana Carrizo
• Vera Lucia de Albuquerque Sant’Anna

Suplentes
• Carlos Felipe da Conceição Pinto
• Eduardo Tadeu Roque Amaral

Conselho Fiscal:
Titulares
• Célia Navarro Flores
• Luizete Guimarães Barros
• Mario M. González

Suplentes
• Gilmei Francisco Fleck
• Márcia Paraquett
• Romilda Mochiuti

Igualmente, determinou-se que o VII Congresso seria realizado em Salvador, Bahia, em 2012.

2012 - 2014

No Congresso de Salvador, Bahía en 2012 foi eleita a Diretoria do Biênio 2012-2014:

Luciana Maria Almeida de Freitas (UFF)
Presidente

Elzimar Goettenauer de Marins Costa (UFMG)
Vice-presidente

Renato Pazos Vazquez (UFRRJ)
1º. secretário

Graciela Alicia Foglia (UNIFESP)
2ª. secretária

Antonio Francisco de Andrade Júnior (UFRJ)
1º. tesoureiro

Andrea Silva Ponte (UFPB)
2ª. tesoureira

Conselho Consultivo (2012-2014)

Titulares
• Adrián Pablo Fanjul (Presidente)
• Neide Therezinha Maia González
• Vera Lucia de Albuquerque Sant’Anna
• Magnólia Brasil Barbosa do Nascimento
• Marcia Paraquett Fernandes
• Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues
• Ruben Daniel Méndez Castiglioni

Suplentes
• Maria Augusta da Costa Vieira
• Maria Del Carmen Fátima González Daher

Conselho Fiscal (2012-2014)

Titulares
• Mario Miguel González (Presidente até 02/2013, quando do seu falecimento)
• Rosa Yokota (Presidente a partir de 02/2013)
• Elena Cristina Palmero González
• Elena Ortiz Preuss (eleita suplente, ascendeu a titular em função do falecimento de Mario González)

Suplentes
• Silvia Inés Cárcamo de Arcuri
• Paulo Antonio Pinheiro Correa

2014 - 2016

No Congresso realizado no Rio de Janeiro, em 2014, foi eleita a Diretoria do Biênio 2014-2016:

Diana Araujo Pereira (UNILA)
Presidenta

Jorgelina Tallei (UNILA)
Vice-Presidenta

Alai Garcia Diniz (UFSC/ UNILA)
1ª Secretária

Fidel Páscua Vilchez (UNILA)
2o secretário

Flavio Pereira (UNIOESTE)
1o tesoureiro

Giane Lessa (UNILA)
2a tesoureira

Conselho Consultivo (2014-2016)

Titulares
• Adrián Pablo Fanjul (Presidente)
• Marcos Antônio Alexandre
• Neide Therezinha Maia González
• María Teresa Celada
• Livia Maria de Freitas Reis Teixeira
• Magnólia Brasil Barbosa do Nascimento
• Marcia Paraquett Fernandes

Suplentes
• Meritxell Hernando Marsal
• ElzimarGoettenauer de Marins Costa

Conselho Fiscal (2014-2016)

Titulares
• Luciana Maria Almeida de Freitas (Presidenta)
• Antonio Francisco de Andrade Júnior
• Rosa Yokota

Suplentes
• Rosangela Schardong
• Antonio Roberto Esteves
• Andrea Silva Ponte