Histórico

Home Histórico
Breve Histórico da ABH

Mario M. González – Ex-presidente da ABH (2000-2004)
O Prof. Dr. Mario González, membro fundador da ABH e seu primeiro presidente em dois mandatos consecutivos, explica a idealização e o nascimento da associação e relembra os congressos e diretorias dos biênios até 2010.

Idealização

Durante o XIII Congresso da AIH (Asociación Internacional de Hispanistas), realizado em Madri de 06 a 11 de julho de 1998, um grupo de pesquisadores brasileiros, informalmente reunidos, levantou a proposta de se criar uma associação que congregasse os hispanistas do Brasil. Participaram dessa ideia a(o)s professora(e)s: Lívia de Freitas Reis, Lygia Rodrigues Vianna Peres, Magnólia Brasil Barbosa do Nascimento, Marcia Paraquett, todas da UFF; Antonio Roberto Esteves e Heloísa Costa Milton, da UNESP de Assis; Maria Augusta da Costa Vieira, María de la Concepción Piñero Valverde, Mario M. González e Valeria De Marco, da USP. O traço comum que unia a todos era o fato de serem docentes ou terem sido alunos do programa de pós-graduação em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Quase um ano depois, no dia 19/08/99, Mario González enviou um e-mail aos demais membros do grupo propondo lançar a ideia durante o VIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol que se realizaria em Vitória, na UFES, de 29/08 a 02/09 desse ano.

Com o apoio de todos os docentes mencionados, aos quais somou-se então o professor André Luís Gonçalves Trouche, da UFF, a ideia foi apresentada no ato de clausura desse evento, no dia 02/09/99. Concretamente, se propunha:
• A realização de um I Congresso Brasileiro de Hispanistas, em Niterói, no 2o semestre de 2000;
• A criação, durante esse evento, de uma entidade que congregasse, fundamentalmente, os pesquisadores brasileiros do Hispanismo, sendo que seria exigido que seus membros fossem, como mínimo, alunos de programas de pós-graduação stricto sensu.
• A definição de “Hispanismo” como área de abrangesse as Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, a Língua Espanhola, a História, as Artes e a Cultura dos países de língua espanhola.

De imediato, Mario González passou a receber as adesões dos interessados em apoiar a ideia e integrar a ABH e os colegas da UFF começaram a organizar a realização do I Congresso Brasileiro de Hispanistas, com o apoio dos demais idealizadores.

Os apoios à ideia somavam, em setembro de 2000, os nomes de 155 pesquisadores do Brasil (56 deles doutores) de 51 IES em 10 estados da União, além de 9 hispanistas estrangeiros: 4 da Espanha (residentes em São Paulo), 2 da Argentina, 1 dos EUA., 1 de Escócia e 1 de Israel.

Passou-se a contar também com o apoio da professora da UFF, Suely Reis Pinheiro, e de José Antônio Bastos de Carvalho, que permitiram que a futura ABH contasse com um espaço no Portal Hispanista, cujo domínio lhes pertencia.

O I Congresso Brasileiro de Hispanistas realizou-se em Niterói, na UFF, de 8 a 11 de outubro de 2000, organizado por uma comissão coordenada pelos professores André Luiz Gonçalves Trouche e Lívia de Freitas Reis, e integrada pelas professoras Lygia Rodrigues Vianna Peres, Magnólia Brasil Barbosa do Nascimento e Marcia Fernandes Paraquett.

Contou-se com a presença de mais de 200 participantes e foram apresentadas 173 comunicações. O congresso recebeu o apoio de diversas instituições brasileiras – de várias universidades e da CAPES e da FAPESP, especialmente – e espanholas, como o Instituto Cervantes e a Consejería de Educación da Embaixada da Espanha. Graças a esse apoio, foi possível contar com a presença de vários convidados: os professores espanhóis Julio Rodríguez Puértolas (UAM) e Ángel López García, o professor e escritor guatemalteco Arturo Arias e a professora brasileira Eneida María de Souza (UFMG).

Um total de 136 trabalhos, dentre os apresentados no I Congresso, foram publicados, em março de 2002, com a colaboração da Embaixada da Espanha, na forma de livro organizado por André Trouche e Lívia de Freitas Reis, com o título Hispanismo 2000, em dois volumes, distribuídos gratuitamente a todos os associados em dia com a quota social.

Fundação

Durante o I Congresso, foi fundada a Associação Brasileira de Hispanistas (ABH), no dia 11 de outubro de 2000, no transcurso de uma assembleia que contou com a presença de 81 hispanistas e na qual se aprovou o correspondente estatuto e o regimento interno e se elegeu a primeira diretoria, assim composta:
• Presidente: Mario Miguel González (USP)
• Vice-presidente: Antonio Roberto Esteves (UNESP, Assis)
• Primeiro Secretário: André Luiz Gonçalves Trouche (UFF)
• Segunda Secretária: Livia Maria de Freitas Reis (UFF)
• Primera Tesoureira: Heloísa Pezza Cintrão (USP)
• Segunda Tesoureira: Maria Zulma Moriondo Kulikowski (USP)

O primeiro Conselho Consultivo da ABH, eleito nessa oportunidade, foi assim composto:
Membros titulares:
• Alai Garcia Diniz (UFSC)
• Heloísa Costa Milton (UNESP, Assis)
• Lygia Vianna Rodrigues Peres (UFF)
• Magnólia Brasil Barbosa do Nascimento (UFF)
• Márcia Hoppe Navarro (UFRGS)
• Márcia Paraquett (UFF,Presidente)
• Silvia Cárcamo de Arcuri (UFRJ)

Membros suplentes:
• Ana Marisa Benedetti.(UNESP, S. J. do Rio Preto)
• Vera Lúcia de Albuquerque Sant’Anna (UERJ)

Determinou-se na assembleia que os presentes a ela que efetivassem sua filiação à ABH até o dia 31 de dezembro de 2000 seriam considerados “sócios fundadores”, o que foi feito por 66 dos participantes.

2000 - 2002

A principal tarefa imediata da primeira diretoria foi obter a filiação efetiva de todos os que apoiaram a criação da ABH e registrar a associação como pessoa jurídica.
Já em meados de 2001, iniciaram-se os preparativos para a realização do II Congresso Brasileiro de Hispanistas programado para outubro de 2002, na USP. A partir de maio de 2001, a diretoria passou a enviar regularmente pela Internet, a todos os associados, o Boletim da ABH com as principais notícias sobre a ABH e o Hispanismo no Brasil.
Em vésperas da realização do II Congresso, a ABH chegava á soma de 168 associados.
O II Congresso foi realizado na USP, de 8 a 11 de outubro de 2002. A Comissão Organizadora esteve presidida por Mario Miguel González e integrada por Adrián Pablo Fanjul, Ana Cecília Olmos (Secretária), Antonio R. Esteves, Heloisa Pezza Cintrão (Tesoureira), María Alicia Gancedo Alvarez, Maria Augusta da Costa Vieira; Maia Zulma M. Kulikowski, Mirta Groppi, Neide T. Maia González e Valéria De Marco.
Um Grupo de Apoio integrado por alunos de pós-graduação colaborou para a organização do evento.
No Congresso foram lidas 219 comunicações, sendo que o número de inscritos superou os 500. Estiveram presentes hispanistas de todas as regiões do Brasil e de outros países: Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, México e Reino Unido. Participaram como convidados ao evento o escritor argentino Juan José Saer; a professora Soledad Varela (da Universidad Autónoma de Madrid); o professor Juan Ignacio Ferreras (do CSIC, Madri); e o professor Santiago Alcoba (da Universidad Autónoma de Barcelona).
Contou-se com o apoio e colaboração de diversas instituições: da Universidade de São Paulo (a sua Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, a sua Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e a sua CCInt – Comissão de Cooperação Internacional); da Embaixada da Espanha e sua “Consejería de Educación”; do Instituto Cervantes; do Instituto Itaú Cultural; da Edelsa/Enterprise; da Editora Espasa; da Editora Iluminuras; do jornal Folha de S. Paulo; da Fundação CAPES do Ministério da Educação; da Fapesp e do Portal Hispanista.
Uma seleção dos trabalhos apresentados no Congresso seria publicada – em coedição da ABH com a Editora Humanitas – no livro Hispanismo 2002, em três volumes organizados por Adrián P. Fanjul, Ana Cecilia Olmos e Mario M. González, que foram enviados gratuitamente a todos os associados da ABH no ano de 2004.
A totalidade dos trabalhos lidos foi colocada na Biblioteca Eletrônica On-Line SciELO, graças ao apoio da Fapesp.

2002 - 2004

A Assembléia Geral Ordinária da ABH, realizada durante o II Congresso, elegeu a seguinte Diretoria para o biênio 2002-2004:

• Presidente: Mario Miguel González (USP)
• Vice-presidente: Antonio Roberto Esteves (UNESP, Assis)
• Primeiro Secretário: Neide Elias (FATEC)
• Segunda Secretária: Tatiana Francini Girão Barroso (UAM/UC)
• Primera Tesoureira: Célia Navarro Flores (UniFMU)
• Segunda Tesoureira: Egisvanda Isys de Almeida Sandes de Lima (UPM)

Igualmente, nessa ocasião foi eleito um novo Conselho Consultivo, assim integrado:
Titulares
• Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves (UFES)
• André Luiz Gonçalves Trouche (UFF)
• Luizete Guimarães Barros (UFSC)
• Márcia Hoppe Navarro (URGS)
• Maria Augusta da Costa Vieira (USP)
• Pedro Pires Bessa (UEMG)
• Silvia Inés Cárcamo de Arcuri (UFRJ, Presidente)

Suplentes
• Karen Volobuef (UNESP/Araraquara)
• Maria Del Carmen Fátima González Daher (UERJ).

A mesma Assembléia deliberou realizar o III Congresso Brasileiro de Hispanistas em Florianópolis, na UFSC.
A Comissão Organizadora, presidida por Alai Garcia Diniz, esteve integrada po Luizete Guimarães Barros, Rafael Camorlinga Alcaraz, Maria José Damiani Costa, Vera Regina de Aquino Vieira, Liliana Reales, Walter Carlos Costa e Philippe Humblé.
O III Congresso realizou-se de 12 a 15 de outubro de 2004, com a participação de mais de 600 congressistas. Nele foram lidos 259 trabalhos. A ABH chegava, em vésperas desse evento, a um total nominal de 254 associados. Desse número foram excluídos os inadimplentes, o que reduziu os associados para 200, todos eles em dia com a contribuição social. Uma seleção de 137 trabalhos foi publicada nos três volumes do livro Hispanismo 2004 que seriam distribuídos durante o IV Congresso, em 2006.
O primeiro volume, Literatura Espanhola, foi organizado por Alai Garcia Diniz; o segundo, Literatura hispano-americana, foi organizado por Rafael Camorlinga Alcaraz e Walter Carlos Costa; e o terceiro, Língua espanhola, foi organizado por Luizete Guimarães Barros, Maria José Damiani Costa e Vera Regina de Aquino Vieira).
A totalidade das comunicações lidas no III Congresso foram publicadas em 2005 nos Anais, na página da UFSC. Cabe salientar que, de 18 a 24 de julho de 2004, concomitantemente ao XV “Congreso Internacional de Hispanistas” organizado pela “Asociación Internacional de Hispanistas”, teve lugar em Monterrey, México, a “Primera Reunión Internacional de Presidentes de Asociaciones de Hispanistas”, da qual o Presidente da ABH participou como convidado. Dessa reunião participaram também os presidentes de 18 das 30 associações nacionais registradas pela AIH. Após quatro dias de debates, os participantes escolheram o Presidente da ABH para levar ao plenário do Congresso as conclusões da reunião.

2004 - 2006

A Assembléia Geral realizada durante o III Congresso escolheu uma nova Diretoria para o biênio 2004-2006:
• Presidente: Silvia Inês Cárcamo de Arcuri (UFRJ)
• Vice-Presidente: Magnólia Brasil Barbosa do Nascimento (UFF)
• Primeira Secretária: Cláudia Heloísa I. Luna Ferreira da Silva (UFRJ)
• Segunda Secretária: Eva Ucy Miranda Sá Soto (UFF)
• Primeiro Tesoureiro: Ary Pimentel (UFRJ)
• Segunda Tesoureira: Maria do Carmo Cardoso Costa (UFRJ)

Igualmente, foi eleito um novo Conselho Consultivo para esse biênio:
Titulares
• Adrián Pablo Fanjul (USP)
• Alai Garcia Diniz (UFSC, Presidente)
• Cleci Regina Bevilacqua (UFRGS)
• Elena Cristina Palmero González (FURG)
• Ítalo Oscar Riccardi León (UNIVAP)
• Lucielena Mendonça de Lima (UFG)
• Maria de Lourdes Otero Brabo Cruz (UNESP, Assis)

Suplentes
• Elzimar Goettenauer de Marins Costa (UEL)
• Marcia Paraquett Fernandes (UFF)

Por deliberação da Assembléia realizada durante o III Congresso, o IV Congresso Brasileiro de Hispanistas seria realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Teve lugar entre os dias 03 e 06 de setembro de 2006, contando com mais de 1.000 participantes e sendo lidos 411 trabalhos.
A Comissão Organizadora foi presidida por Maria Del Carmen F. González Daher e Vera Lúcia de Albuquerque Sant’Anna e integrada por, Ana Cristina dos Santos, Ana Elizabeth Dreon, Ângela M. Chaves Ferreira, Cristina de Souza Vergnano Junger, Luciana M. A. de Freitas, Rita de Cássia M. Diogo e Talita Assis Barreto.
O congresso contou com cerca de quinhentos (500) participantes, sendo apresentadas cerca de quatrocentas (400) comunicações.
Publicou seus Anais em CD ROM e uma seleção de 289 comunicações foram publicadas em 2008, no livro Hispanismo 2006, em quatro volumes (I – Língua Espanhola, organizado por Vera Lucia de Albuquerque Sant’Anna, Cristina de S. Vergnano Junger e Angela Marina Chaves Ferreira; II – Estudos de Linguagens, organizado por M. Del Carmen Daher, Luciana Maria Almeida de Freitas e Maria Cristina Giorgi; III – Literatura Hispano-Americana, organizado por Ana Cristina dos Santos, Dayala Paiva de Medeiros Vargens e Talita de Assis Barreto; IV – Literatura Espanhola, organizado por Rita de Cássia M. Diogo, Ana Elizabeth Dreon de Albuquerque, Dilma Alexandre Figueiredo e Elda Firmo Braga). Os volumes foram distribuídos em 2008, durante o V Congresso.

2006 - 2008

No IV Congresso foram escolhidos os membros da Diretoria e do Conselho Consultivo para o biênio 2006-2008:

Diretoria:
• Presidente: Graciela Ravetti de Gómez (UFMG)
• Vice-Presidente: Silvina Liliana Carrizo (UFJF)
• Primeiro Secretário: Rômulo Monte Alto (UFMG)
• Segunda Secretária: Graciela Alicia Foglia (UFMG)
• Primeiro Tesoureiro: Marcos Antonio Alexandre (UFMG)
• Segunda Tesoureira: Elzimar Goettenauer Marins Costa (UFMG)

Conselho Consultivo:
Titulares
• Mario Miguel González (Presidente)
• Elena Cristina Palmero González
• Eva Ucy Soto
• Luizete Guimarães Barros
• Márcia Paraquett Fernandes
• Silvia Inés Cárcamo de Acuri
• Maria del Carmen González Daher

Suplentes
• Neide T. Maia González
• Vera Lucia de Albuquerque Sant’Anna

Por deliberação da Assembléia, o V Congresso seria realizado em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais.
Teve lugar entre os dias 02 e 05 de setembro de 2008. Concomitantemente, realizou-se o I Congresso Internacional da ABH.
A Comissão Organizadora foi presidida por Sara Rojo, contando com Elisa Amorim Vieira, Cristiano Silva de Barros e Eduardo Tadeu Roque Amaral.
O Congresso contou com a presença de cerca de mil participantes, com 474 comunicações inscritas, cujos resumos expandidos foram publicados num volume de 590 páginas. Os Anais do evento, com a totalidade dos trabalhos, foram publicados em CD ROM, ainda em 2008. No transcurso do evento, uma Assembléia Geral Extraordinária procedeu à reforma do Estatuto Social da ABH, para adequá-lo às exigências do novo Código Civil brasileiro.

2008 - 2010

No V Congresso, foram escolhidos os membros da Diretoria, do Conselho Consultivo e do Conselho Fiscal para o biênio 2008-2010:

Diretoria:
• Presidente: Antonio Roberto Esteves (UNESP / Assis)
• Vice-Presidente: Eva Ucy Miranda Sá Souto (UNESP / Araraquara)
• Primeira Secretária: Kelly Cristiane H. P. de Carvalho (UNESP / Assis)
• Segunda Secretária: Ester Myriam Rojas Osório (UNESP / Assis)
• Primeira Tesoureira: Neide Elias (FATEC / Carapicuiba)
• Segunda Tesoureira: Fernanda dos S. Castelano Rodrigues (UFSCar)

Conselho Consultivo:
Titulares
• Adrián Fanjul
• Graciela Ravetti (Presidente)
• Lucielena Mendonça de Lima
• Mario M. González
• Silvana Serrani
• Silvia I. Cárcamo de Arcuri
• Viviana Gelado Suplentes
• Walter Costa
• Rubén Castiglioni

Conselho Fiscal:
Titulares
• Alai García Diniz
• Marcos Antonio Alexandre (Presidente)
• Vera Santana Suplentes
• Alba Lúcia da Costa de Lopez
• Gilmei Francisco Fleck
• Márcia Paraquett.

O VI Congresso Brasileiro de Hispanistas e o II Congresso Internacional da ABH foram realizados, sob a Coordenação de Rosana C. Zanelatto Santos, de 31/08 a 03/09 de 2010, em Campo Grande, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, com parceria da Universidade Anhanguera/UNIDERP, que cedeu suas instalações. Contou-se com a participação de 364 congressistas e 248 comunicações inscritas.

2010 - 2012

Na Assembléia Geral realizada durante o VI Congresso foram escolhidos os membros da Diretoria, do Conselho Consultivo e do Conselho Fiscal para o biênio 2010-2012:

Diretoria:
• Presidente: Adrián Pablo Fanjul (USP)
• Vice-Presidente: Xoán Lagares (UFF)
• Primeira Secretária: Fernanda do Santos Castelano Rodrigues (UFSCar)
• Segundo Secretário: Ivan Rodrigues Martin (UNIFESP)
• Primeira Tesoureira: Rosa Yokota (UFSCar)
• Segunda Tesoureira: Margareth dos Santos (USP)

Conselho Consultivo:
Titulares
• Antonio Roberto Esteves (Presidente)
• Carlos Garcia Rizzon
• Janaína Soares
• Lívia de Freitas Reis
• Maria del Carmen González Daher
• Silvina Liliana Carrizo
• Vera Lucia de Albuquerque Sant’Anna

Suplentes
• Carlos Felipe da Conceição Pinto
• Eduardo Tadeu Roque Amaral

Conselho Fiscal:
Titulares
• Célia Navarro Flores
• Luizete Guimarães Barros
• Mario M. González

Suplentes
• Gilmei Francisco Fleck
• Márcia Paraquett
• Romilda Mochiuti

Igualmente, determinou-se que o VII Congresso seria realizado em Salvador, Bahia, em 2012.

2012 - 2014

No Congresso de Salvador, Bahía en 2012 foi eleita a Diretoria do Biênio 2012-2014:

Luciana Maria Almeida de Freitas (UFF)
Presidente

Elzimar Goettenauer de Marins Costa (UFMG)
Vice-presidente

Renato Pazos Vazquez (UFRRJ)
1º. secretário

Graciela Alicia Foglia (UNIFESP)
2ª. secretária

Antonio Francisco de Andrade Júnior (UFRJ)
1º. tesoureiro

Andrea Silva Ponte (UFPB)
2ª. tesoureira

Conselho Consultivo (2012-2014)

Titulares
• Adrián Pablo Fanjul (Presidente)
• Neide Therezinha Maia González
• Vera Lucia de Albuquerque Sant’Anna
• Magnólia Brasil Barbosa do Nascimento
• Marcia Paraquett Fernandes
• Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues
• Ruben Daniel Méndez Castiglioni

Suplentes
• Maria Augusta da Costa Vieira
• Maria Del Carmen Fátima González Daher

Conselho Fiscal (2012-2014)

Titulares
• Mario Miguel González (Presidente até 02/2013, quando do seu falecimento)
• Rosa Yokota (Presidente a partir de 02/2013)
• Elena Cristina Palmero González
• Elena Ortiz Preuss (eleita suplente, ascendeu a titular em função do falecimento de Mario González)

Suplentes
• Silvia Inés Cárcamo de Arcuri
• Paulo Antonio Pinheiro Correa

2014 - 2016

No Congresso realizado no Rio de Janeiro, em 2014, foi eleita a Diretoria do Biênio 2014-2016:

Diana Araujo Pereira (UNILA)
Presidenta

Jorgelina Tallei (UNILA)
Vice-Presidenta

Alai Garcia Diniz (UFSC/ UNILA)
1ª Secretária

Fidel Páscua Vilchez (UNILA)
2o secretário

Flavio Pereira (UNIOESTE)
1o tesoureiro

Giane Lessa (UNILA)
2a tesoureira

Conselho Consultivo (2014-2016)

Titulares
• Adrián Pablo Fanjul (Presidente)
• Marcos Antônio Alexandre
• Neide Therezinha Maia González
• María Teresa Celada
• Livia Maria de Freitas Reis Teixeira
• Magnólia Brasil Barbosa do Nascimento
• Marcia Paraquett Fernandes

Suplentes
• Meritxell Hernando Marsal
• ElzimarGoettenauer de Marins Costa

Conselho Fiscal (2014-2016)

Titulares
• Luciana Maria Almeida de Freitas (Presidenta)
• Antonio Francisco de Andrade Júnior
• Rosa Yokota

Suplentes
• Rosangela Schardong
• Antonio Roberto Esteves
• Andrea Silva Ponte

2016 - 2018

No Congresso realizado em Foz do Iguaçu, em 2016, foi eleita a Diretoria do Biênio 2016-2018:
Doris Cristina Vicente da Silva Matos (UFS)
Presidenta

Márcia Paraquett (UFBA)
Vice-Presidenta

Célia Navarro Flores (UFS)
1ª Secretária

Hernán Yerro (UFBA)
2º secretário

Joyce Palha Colaça (UFS)
1ª tesoureira

Andréa Silva Ponte (UFPB)
2ª tesoureira

Conselho Consultivo (2016-2018)
Titulares
• Luciana Maria A. de Freitas (UFF) – Presidenta
• Adrián Pablo Fanjul (USP)
• Livia Maria de Freitas Reis (UFF)
• Neide Elias (UNIFESP)
• Silvia I. Cárcamo de Arcuri (UFRJ)
• Silvina Carrizo (UFJF)
• Vera Lúcia de A. Sant’ Anna (UERJ)

Suplentes
• Carlos Bonfim (UFBA)
• Neide T. Maia González (USP)

Conselho Fiscal (2016-2018)
Titulares
• Elzimar G. Marins Costa (UFMG) – Presidenta
• Flávio Pereira (UNIOESTE)
• Jorgelina Ivana Tallei (UNILA)

Suplentes
• Benivaldo José de Araújo Jr. (USP)
• Júlia Morena Costa (UFBA)
• Rosa Yokota (UFSCAR)

2018 - 2020

No Congresso realizado em Aracaju, em 2018, foi eleita a Diretoria do Biênio 2018-2020:

Alfredo Cordiviola (UFPE)
Presidente

Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)
Vice-presidenta

Ana Cecilia Arias Olmos (USP)
1ª. secretária

Cristina Corral Esteve (UFPE)
2ª. secretária

Juan Pablo Martín Rodrigues (UFPE)
1ª. tesoureiro

Juan Ignacio Jurado Centurión López (UFPB)
2ª. tesoureiro

Conselho Consultivo (2018-2020)

Titulares

Doris Cristina Vicente da Silva Matos (UFS) – Presidenta

Antônio Ferreira da Silva Júnior (UFRJ)

Elena Cristina Palmero González (UFRJ)

Italo Oscar Riccardi León (UNIFAL)

Jorge Rodrigues de Souza Júnior (IFSP)

Márcia Paraquett Fernandes (UFBA)

Miriam Viviana Gárate (UNICAMP)

Suplentes

Célia Navarro Flores (UFS)

Jorge Hernán Yerro (UFBA)

Conselho Fiscal (2018-2020)

Titulares

Joyce Palha Colaça (UFS) – Presidenta

Andrea Silva Ponte (UFPB)

Neide Elias (UNIFESP)

Suplentes

Benivaldo José de Araújo Jr. (USP)

Luizete Guimarães Barros (UEM)

Rosa Yokota (UFSCAR)